;

domingo, 23 de agosto de 2009

CINEMA

UMA ABORDAGEM SOBRE AS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DE CINEMA DADAS POR ELLEN WHITE ATRAVÉS DO LIVRO MENSAGENS AOS JOVENS

Por
Pastor Elton Ricardo Iglesias Bravo

INTRODUÇÃO
Uma análise crítica através dos conceitos deixados por Ellen White aos jovens, e de uma visão bíblica histórica dos valores éticos morais, em contraste com alguns questionamentos crescentes dentre os jovens da Igreja.

Definição do Problema
O Jovem Adventista tem ao longo do tempo se distanciado dos ideais da IASD para o JA. Como parte desta postura, devido a sociabilização de seus costumes, vem cedendo a um princípio ético humanista de vida hedonista e existencialista. A conseqüência disto é uma fé fraca, e valores relativistas.
Sem os princípios históricos da Igreja e da família; que foram dados por Deus, o Jovem Adventista não tem condições de enfrentar as lutas, crescentes nestes dias para a juventude, nem de cumprir sua missão eclesiástica escatológica, pois não está apto a ser usado pelo Espírito Santo e nem mesmo dá a Deus o primeiro lugar em seus valores pessoais.

Propósito do Estudo
Há três propósitos para este estudo:
1. Resgatar na vida do Jovem Adventista a confiança e gosto pelo “Assim diz o Senhor”, sobre seus princípios de vida e de fé,
2. Também pretende esclarecer a partir dos princípios que foram deixados pela inspiração divina, especialmente escritos no livro Mensagens aos Jovens, de Ellen White, os fundamentos da posição oficial da IASD no Brasil, orientando ao Jovem não freqüentar certos ambientes de diversão comuns ao mundo, como por exemplo, o cinema.
3. Alertar o JA a respeito dos perigos que o cerca em seu cotidiano, através de simples decisões a respeito de diversão, aparentemente ingênuas, mas de grandes malefícios espirituais.

Escopo e Delimitações do Estudo
Uma análise sucinta que permita a compreensão das orientações deixadas por Deus no livro Mensagens aos Jovens, sobre os perigos a cerca do cinema, a despeito de tal palavra nem sequer ser citada por Ellen White.
Contextualizar estes posicionamentos, envolvendo a vida do jovem adventista de um modo geral.

Pressuposições
Esta pesquisa tem base gramática histórica e pressupõe que:
(1) A Bíblia merece todo o respeito e confiança de que ainda hoje deve ser utilizada como regra de fé e prática para todos os seres humanos, em qualquer faixa etária. Sendo assim, a ética cristã parte de princípios históricos, pautados no legítimo assim diz o Senhor.
(2) O leitor deste trabalho mantém sua fé na Bíblia como sendo a Palavra de Deus e digna de aceitação, reconhecendo o poder dos exemplos analisados e considerando a superioridade da mesma sobre a razão e lógica humanística ou existencial.
(3) O Espírito de Profecia, é a Palavra de Deus, através de profetas ou profetizas, e seu posicionamento só pode ser questionado pela Bíblia, gozando assim da mesma superioridade sobre a razão e lógica humanística ou existencialista.
Para criar novas linhas na tabela, basta inserir o cursor na última linha e clicar “Tab”

UMA ABORDAGEM SOBRE AS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DE CINEMA DADAS POR ELLEN WHITE ATRAVÉS DO LIVRO MENSAGENS AOS JOVENS

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A COMPREENÇÃO DO ASSUNTO
Uma indagação comumente levantada pelo JA, está em questionar as orientações dadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no contexto brasileiro, aconselhando-o a não freqüentar cinemas. Na busca por embasamento que justifique esta postura da Igreja, especialmente na Bíblia ou nos escritos de EGW, muitas vezes, os jovens não satisfeitos, com respostas que nem sempre são claras, de fácil compreensão ou concordantes com seu ponto de vista. Tal problema se torna ainda maior, quando estas respostas, são encerradas com o argumento de que a Bíblia e Ellen Gould White nada dizem a respeito deste assunto, porque “cinema” não é contemporâneo a estes escritos.
Embora este artigo não se proponha a analisar a postura da IASD a respeito do “cinema” em toda a amplitude deste assunto; é valido ressaltar que com a popularização dos equipamentos de áudio e imagem, e a massificação da indústria cinematográfica, o “cinema” adentrou aos lares. E através do DVD, da televisão, de possantes equipamentos de som e sistemas de projeções de imagem, o “cinema” invadiu o lar e a vida cotidiana do JA.
Conforme dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “cinema” se refere a arte ou a ciência da cinematografia, e ao estabelecimento ou sala de projeção cinematográfica.[1]
O que deve ser então considerado, sempre que se pretender discutir este assunto, não é apenas o “cinema” como um local, mas também como o produto da indústria cinematográfica. Seus valores, conteúdo, influência, conceitos morais e de fé.
Outro ponto relevante a ser mencionado, é o fato de que nos tempos dos escritos bíblicos ou de EGW, esta indústria cinematográfica não tinha a força, produção, reprodução e aceitação que tem hoje, onde tamanha é a sua influência que é popularmente chamada de “a sétima arte”. Em 28 de dezembro de 1895, no salão café em Paris, registra-se o primeiro grande evento reunindo os produtos cinematográficos, em uma única exposição, que causou comoção em todos os expectadores presentes, que eram pouco mais de 30 pessoas. Depois deste evento, nasceu uma indústria multibilionária que ganhou o mundo. Embora o cinema iniciasse seu processo de popularização a partir da Itália e da França, por ocasião da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, a indústria européia de cinema foi arrasada, e Hollywood começou a se destacar nos direitos às exposições cinematografas.[2]
Ou seja, EGW não pode mesmo ter dissertado a cerca do “cinema”, pois ela viveu entre 1827 e 1915.[3] Porém a indústria cinematográfica é antes de tudo uma criadora de contos, vendedora de sonhos e ficções. E inclusive nos tempos de EGW, a arte da ficção sempre foi muito apreciada, embora em outras formas, como por exemplo, textos ou figuras sem movimento.
O livro “Mensagens aos Jovens” é um compilado, de preciosas orientações, deixadas por EGW, e que precisam ser conhecidas pelo JA, inclusive respondendo com clareza à questão básica deste artigo: As orientações a respeito de cinema, dadas por Ellen White através do livro Mensagens aos Jovens.
Embora a palavra “cinema” não seja citada nenhuma vez nos escritos de EGW, estaremos aplicando aqui conceitos inicialmente colocados sobre a literatura e outros meios de comunicação, e para facilitar a compreensão do raciocínio exposto, incluiremos entre parêntesis a expressão como segue: (cinema).
O fato é que Deus ordena ao ministério jovem, ser o veículo que transporte o jovem em segurança desta terra para o céu, pois o enfoque do ministério jovem é a salvação da juventude.[4] Ao contrário do que se possa pensar, o jovem deseja fazer o que é certo, e viver próximo de Deus,[5] o problema é que modismos têm transformado a juventude no “show da vida”, hoje a vida é que imita a arte.[6] Através de hedonismo, éticas humanísticas, e existencialismo, os valores que formam as escolhas, têm feito o certo e o errado parecerem relativos, em constante busca pelo prazer; mas a ética cristã baseia-se no cristianismo bíblico, onde a Bíblia é que revela, os padrões morais de Deus,[7] os valores morais e éticos têm que ser vividos individualmente.[8] A busca contínua por diversões revela os desejos do coração, e os prazeres mundanos, produzem insatisfação continua,[9] o estilo de vida cristão constitui uma resposta humana à salvação oferecida em Cristo.[10]
Portanto é importante, ser esclarecido com coragem, o que de fato Deus orientou ao jovem a respeito de assuntos que borbulham no vale de sua indecisão, fortalecendo-lhe os conceitos e valores morais e de fé.
ORIENTAÇÕES DO LIVRO MENSAGENS AOS JOVENS SOBRE O CINEMA
Os jovens precisam proteger sua mente, para que não sejam seduzidos pelo inimigo:
Os poderes de resistência, e a força e atividade do cérebro são diminuídos ou aumentados pela maneira por que são empregados. A mente deve ser disciplinada de modo que todas as suas energias sejam simetricamente desenvolvidas.
Muitos jovens são ansiosos por livros. Desejam ler tudo quanto lhes seja possível obter. Cuidem eles com o que lêem bem como com o que ouvem. Fui instruída quanto a se acharem eles no maior risco de ser corrompidos por leitura imprópria. Satanás tem mil modos de desassossegar a mente dos jovens. Não podem com segurança estar nem um momento desapercebidos. Devem pôr uma guarda sobre o próprio espírito, a fim de não serem seduzidos pelas tentações do inimigo.[11]
Através de romances e contos banais e excitantes, satanás tem incapacitado o JA para a importante obra que Deus lhe deu a cumprir:
Satanás sabe que, em alto grau, o espírito é afetado por aquilo de que se alimenta. Está tentando dirigir tanto os jovens como os de idade madura à leitura de romances, contos e outra literatura (filmes). Os leitores (espectadores) de tal literatura (filmes) tornam-se incapazes para os deveres que têm pela frente. Vivem uma vida irreal, não sentindo desejo de buscar as Escrituras para se alimentar do maná celeste.[12]
Histórias de amor, frívolos e excitantes contos, e mesmo a espécie de livros chamados de "romances de fundo moral" - obras em que o autor liga a sua história uma lição moral - são uma maldição para os leitores. Talvez sejam entremeados dos sentimentos religiosos em todo o romance, mas, na maioria dos casos, Satanás está apenas revestido das roupagens angélicas, as mais eficazes para enganar e seduzir. Ninguém está tão firmado nos justos princípios, ninguém tão seguro contra a tentação, que esteja a salvo lendo essas histórias.[13]
O alimento oferecido à mente pelo exercício da apreciação à filmes e literaturas de ficção, destroem o prazer da leitura da Bíblia. São muitas vezes revelação de sugestões de satanás aos seus autores, para que além de destruir o prazer do uso e compreensão da Bíblia, causam uma “mortal malária espiritual ”:
Meus queridos amigos jovens, interrogai vossa própria experiência quanto à influência das histórias excitantes. Podeis vós, depois de tal leitura, abrir a Bíblia e ler com interesse a Palavra da vida? Não achais desinteressante o Livro de Deus? O encanto daquela história de amor vos domina a mente, destruindo-lhe o saudável tono, e tornando-vos impossível fixar a atenção sobre as importantes e solenes verdades que dizem respeito a vosso bem-estar eterno.
Rejeitai resolutamente toda leitura inútil. Ela não vos fortalecerá a espiritualidade, mas introduzirá na mente sentimentos que hão de perverter a imaginação, fazendo com que penseis menos em Jesus, demorando-vos menos em Suas preciosas lições.[14]
Para possuir um saudável tono mental, bem como sãos princípios religiosos, juventude deve viver em comunhão com Deus por intermédio de Sua Palavra. Indicando o caminho da salvação mediante Cristo, é a Bíblia nosso guia para uma vida mais elevada e melhor. Contém as mais interessantes e instrutivas histórias e biografias que já foram escritas. Aqueles cuja imaginação não foi pervertida pela leitura de ficção, hão de achar a Bíblia o mais interessante dos livros.
A Bíblia é o Livro dos livros. Se amais a Palavra de Deus, esquadrinhando-a quando tendes oportunidade, para que venhais a possuir seus ricos tesouros, e estejais perfeitamente aparelhados para toda boa obra.[15]
Muitos Livros (e filmes) que os jovens têm lido foram idealizados pelos agentes de Satanás para seduzir a mente com teorias elaboradas na sinagoga dele, para lhes mostrar como podem servir ao maligno com dignidade satânica. Numerosos livros (e filmes) com tendências infiéis, planejados para perturbar a mente através de dúvidas capciosas! Satanás tem soprado seu hálito venenoso sobre eles, e uma mortal malária espiritual afeta a pessoa que os lê (vê). Quanta ficção há no mundo, para encher a mente com fantasias e loucuras, criando assim aversão a palavra de verdade e de justiça.[16]
Filmes de guerras ou de derramamento de sangue incitam ações violentas, e paixões malignas; e são muitas vezes acompanhados pela companhia de satanás:
Quantos livros (filmes) existem acerca de guerras e derramamento de sangue, que desencaminham a juventude! Enquanto os lêem (assistem), Satanás se acha ao seu lado para inspirar-lhes o espírito do guerreiro a respeito do qual estão lendo (vendo), e o sangue aquece-lhes nas veias, sendo incitados a praticar ações cruéis. Quão numerosos os livros (filmes) imorais que conduzem a impuros desejos, ateando as paixões do coração e afastando de tudo quanto é puro e santo![17]
Filmes e histórias de magia e espiritismo fazem parte das primeiras artimanhas de satanás. Estão dentre as principais estratégias do maligno, e hoje cercam e sufocam os cristãos por todos os lados:
Tendes possuído vossos livros mágicos (filmes de magia), nos quais as cenas e descrições foram inspiradas por aquele que foi outrora um exaltado anjo nas cortes do Céu. ...
Gostaria de perguntar: Não serão queimados os livros (filmes) de magia? Há na sinagoga de Satanás lugares de atração onde se condescende com a licenciosidade e onde ela é fomentada e praticada; mas a testemunha ali está, e um hóspede invisível testifica das obras praticadas nas trevas. Na sociedade dos vãos, dos orgulhosos, dos folgazãos, é Satanás o cabeça, sendo o principal instigador das cenas de ruidosa alegria. Aí se encontra ele disfarçado. A feitiçaria gira em volta de nós em toda parte, e o mundo e a igreja se acham sob a influência de alguém que os induzirá a fazer coisas que nunca sonharam praticar. Fossem eles informados dos atos que hão de realizar, e ficariam tão espantados como Hazael quando o profeta lhe disse o que havia de fazer no futuro. ... [18]
Ao decidir o que assistir, ouvir ou ler, sempre colocará o JA sob a influência de Deus ou de satanás. É preciso um posicionamento decisivo e profundo ao lado de Deus, e se desfazendo das influências do mal:
Todos Todo homem, mulher e criança que não se encontra sob o domínio do Espírito de Deus, está sob a influência do encantamento de Satanás, e por sua palavra e exemplo desviará outros do caminho da verdade. Quando a transformadora graça de Cristo se acha no coração, apodera-se da alma uma santa indignação por haver o pecador negligenciado tanto tempo a grande salvação para ele provida por Deus. Há de então entregar-se, corpo, espírito e alma ao Senhor, retirando-se da companhia de Satanás mediante a graça que lhe é dada por Deus. Há de, como os efésios, acusar a feitiçaria, cortando o último fio que o ligue ao demônio. Deixará a bandeira do príncipe das trevas, acolhendo-se sob o estandarte ensangüentado do Príncipe Emanuel. Queimará os livros (filmes) de magia.[19]
O efeito físico não é menos desastroso. Embriaga a mente, vicia na adrenalina, pervertendo os padrões morais, e arruínam a utilidade dos jovens para a vida:
Ao ser cultivado o apetite de histórias excitantes, sensacionais, perverte-se o gosto moral, e a mente não fica satisfeita a não ser que seja continuamente alimentada com essa inútil e nociva comida. Tenho visto moças, professas seguidoras de Cristo, que se sentiam positivamente infelizes, se não tivessem nas mãos qualquer novo romance ou conto. A mente pede estimulante da mesma maneira que o bêbado anela a bebida alcoólica. Essas moças não manifestavam nenhum espírito de devoção; não difundiam nenhuma luz celeste entre suas companheiras para as encaminhar à fonte do conhecimento. Não possuíam profunda experiência religiosa. Se esta espécie de leitura não estivesse sempre diante delas, poderia ter havido alguma esperança de reforma de sua parte; ansiavam-na, porém, e insistiam em tê-la.
Dói-me ver jovens de ambos os sexos arruinando assim sua utilidade nesta vida, e deixando de obter uma experiência que os prepare para uma existência eterna na sociedade celestial. Não podemos achar para eles mais apropriado termo que "embriagados mentais".[20]
Os hábitos e práticas do JA em momentos de recreação ou diversão não devem atrapalhar seu testemunho de fé, ou distanciá-lo de Deus. Mas devem ser aproveitados como oportunidade para testemunhar a respeito de sua fé:
Se na verdade pertenceis a Cristo, haveis de ter oportunidade de testemunhar em Seu favor. Sereis convidados a ir a lugares de diversões, e esta será uma oportunidade que tereis de testificar de vosso Senhor. Se fordes leais a Cristo então, não procurareis encontrar desculpas para não aceitar o convite, mas clara e modestamente declarareis que sois filhos de Deus, e vossos princípios não vos permitiriam estar num lugar, mesmo ocasional, onde não podeis convidar a presença de vosso Senhor.[21]
Nossas recreações não devem ser cenas de insensata alegria, tomando a forma de uma insensatez. Podemos dirigi-las de maneira a beneficiar e elevar aqueles com quem nos associamos, habilitando-nos melhor, a nós e a eles, para atender com mais êxito aos deveres que sobre nós recaem como cristãos.
Não podemos ser desculpáveis diante de Deus, se nos entregamos a diversões que têm a tendência de nos incapacitar para o fiel cumprimento dos deveres comuns da vida, diminuindo assim nosso gosto pela contemplação de Deus e das coisas celestiais.[22]
Os anjos de Deus choram e se retiram, quando jovens reunidos praticam atitudes que ofendem a Deus. Diversões não apropriadas para o JA, incluindo músicas e danças, podem provocar tal conseqüência:
Voam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para o salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! Isso vi eu repetidamente pelas fileiras dos observadores do sábado,
... Quando empregada para fins bons, a música é uma bênção; mas é muitas vezes usada como um dos mais atrativos instrumentos de Satanás para enredar almas. Quando mal-empregada, leva os não consagrados ao orgulho, à vaidade, à tolice.[23]
Diversões que afetam os padrões morais, o incapacitam para vencer às tentações:
“Não suponhais que vos podeis unir aos amigos de diversões, os folgazões e amantes de prazer, e resistir ao mesmo tempo à tentação.”[24]
A mente pura se degrada, e é corrompida, gradualmente, podendo chegar à animalesca semelhança de satanás, quando alimentada por pensamentos impuros:
Um longo processo preparatório, desconhecido para o mundo, tem lugar no coração, antes que o cristão cometa abertamente o pecado. A mente não desce de uma vez da pureza e santidade à depravação, corrupção e crime, Leva tempo para os que foram formados à imagem e semelhança de Deus se degradem ao estado animalesco ou satânico. Pelo contemplar somos transformados. Ao alimentar pensamentos impuros, o homem pode educar a mente de tal modo que o pecado que uma vez lhe causava aversão se tornará agradável.[25]
Muitos jovens agem como se o tempo da graça do Deus que nos perdoa, fosse durar para sempre. E fazendo isto, brincam com a salvação e a perdição eterna. Até a aparência de inofensivas, observadas nas diversões do mundo, fazem parte das estratégias do “enganador”:
É um fato alarmante que o amor ao mundo predomina no espírito dos jovens em geral. Muitos se comportam como se as preciosas horas de graça, enquanto ainda há misericórdia, fossem um grande dia de festas, e eles estivessem no mundo meramente para sua própria diversão, para se alegrarem numa contínua sucessão de excitamentos. Encontram no mundo e nas coisas do mundo os seus prazeres, e são estranhos ao Pai e às graças de Seu Espírito. Muitos são negligentes em sua conversação. Tentam esquecer que, por suas palavras, hão de ser justificados ou condenados. Deus é desonrado pela frivolidade e as conversas e risos vazios e vãos que caracterizam a vida de muitos dentre os nossos jovens.
Satanás faz esforços especiais para levá-los a encontrar sua felicidade em diversões profanas, e justificar-se procurando mostrar que essas diversões são inofensivas, inocentes, e mesmo importantes para a saúde. Apresenta o caminho da santidade como sendo difícil, enquanto os caminhos do prazer mundano estão semeados de flores.
Em cores falsas e lisonjeiras, apresenta diante da juventude o mundo com os seus prazeres. Mas os prazeres da Terra chegarão logo ao seu limite, e o que tiver sido semeado isso se há de colher.[26]
Para tudo isto, Deus tem um conselho precioso ao JA, a fim de preservá-lo destas terríveis armadilhas do inimigo:
“Guarda o teu coração é o conselho do sábio; porque dele procedem as fontes da vida. Como o homem imagina em sua alma, ele é (Prov. 4:23, 27)” [27]
Conclusão
Sendo assim pode-se concluir que Ellen White estava profundamente preocupada com as armadilhas que satanás preparou a fim de paralisar o JA. O assunto de “cinema” é muito mais do que uma decisão de ir ou não, até uma sala de projeção cinematográfica; ou ainda assistir ou não, a um DVD com os amigos, acompanhado de pipoca, boas risadas. É antes de tudo uma das principais estratégias de satanás, para envolver o jovem em uma letargia espiritual, desinteresse para com a Bíblia e incapacidade de responder aos apelos salvificos de Cristo e santificadores do Espírito Santo.
É preciso exercer muita oração e comunhão, antes, durante e depois de decidir: A que filme assistir, que música ouvir ou ainda, o que fazer e aonde ir com os amigos. Porém, na maioria das vezes, a solução não é ir ou deixar de ir a um cinema, mas desligar o filme, romper os hábitos, afastar-se de satanás. Se for necessário resumir tais conceitos de EGW de conselho ao JA, em uma única expressão, esta será: CUIDADO, PERIGO DE MORTE ETERNA!
O que está em jogo não é uma postura da IASD no Brasil ou em outros países, mas a necessidade da comunhão, e a consciência dos cuidados espirituais que se espera do JA que quer vencer, e ser útil por Deus, em pleno fim do “tempo do fim”.
Os conselhos de Ellen White aqui relatados corroboram com as palavras de Pedro, ao encerrar o capítulo cinco de sua primeira epístola, na Bíblia Sagrada; aconselha aos jovens, nos versos oito e nove, de maneira clara e profunda. Como um pássaro quero-quero, no meio do campo, soltando alto sonido, para alertar a todos que o possam ouvir, do perigo de iminente. Do inimigo que se aproxima, sorrateira e ardilosamente, para com ataque devorador, destruir suas distraídas vítimas:
“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário , o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar. Resisti-lhe, firmes na fé, ...”

Bibliografia
Allen, Malcom J., O desafio do ministério jovem, Artur Nogueira, SP: Gráfica da UCB, sd.
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1976.
Kanitz, Stephen, “A importância da ética”, Revista Veja, 9 de Janeiro de 2002.
Lopes, Augustus N. G., “Valores da ética”, pesquisa realizada na Internet, no site http://mackenzie.com.br/chancelaria/valoretica.htm, no dia 26 de junho de 2006.
Martin, Charles D., Moral and Religious Problems and Attitudes as Expressed by Students in Four Seventh day Adventist Academies, Andrews University, Berrien Springs: MI, 1963.
Nova Enciclopaedia BARSA, São Paulo: Ecyclopédia Britannica do Brasil Publicações Ltda., 1997.
Postman, Neil, Amusing Ourselves To Death: Public Discourse In The Age Of Show Business, Nova York: Viking Penguin, 1986.
Stencel, Renato [org.], Escritos de Ellen G. White (São Paulo: Centro Universitário Adventista de São Paulo – EC, Mestrado em Teologia Pastoral, 2008)
White, Ellen G., Mensagem aos jovens, Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983.
[1] Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro, RJ: Companhia Editora Nacional, 1976), 282.
[2] Nova enciclopédia BARSA (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., 1997), 200.
[3] Renato Stencel [org.], Escritos de Ellen G. White (São Paulo: Centro Universitário Adventista de São Paulo – EC, Mestrado em Teologia Pastoral, 2008), 4.
[4] Malcom J. Allen, O desafio do ministério jovem (Artur Nogueira, SP: Gráfica da UCB, sd), 11, em ibid., 131 diz que o jovem construiu a Igreja e ainda quer se envolver.
[5] Charles D. Martin, Moral and Religious Problems and Attitudes as Expressed by Students in Four Seventh day Adventist Academies (Andrews University, Berrien Springs: MI, 1963), 52.
[6] Neil Postman, Amusing Ourselves To Death: Public Discourse In The Age Of Show Business (Nova York: Viking Penguin, 1986), 09.
[7] Augustus N. Gomes Lopes, “Valores da ética”, pesquisa realizada na Internet, no site http://mackenzie.com.br/chancelaria/valoretica.htm, no dia 26 de junho de 2006.
[8] Stephen Kanitz, “A importância da ética”, (Revista Veja, 9 de Janeiro de 2002), 36
[9] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 370.
[10] Nisto cremos (Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000), 379.
[11] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 271.
[12] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 271
[13] Ibdem, 272
[14] Ibdem, 273
[15] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 273-274
[16] Ibdem, 276-277
[17] Ibdem, 277
[18] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 277-278
[19] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 278
[20] Ibdem, 281
[21] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 370
[22] Ibdem, 364
[23] Ibdem, 295
[24] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 366
[25] Ibdem, 282
[26] Ellen G. White, Mensagem aos jovens (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1983), 367
[27] Ibdem, 285

COISAS QUE ENTRISTECEM O ESPÍRITO SANTO

Falando de nossa relação com o Espírito Santo, a Bíblia traz pelo menos 3 conselhos:
  1. Atos 7:51 "Homens de dura de cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis". (grifo meu)
  2. I Tes. 5:19 "Não apagueis o Espírito"
  3. Ef. 4:30 "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção"

Falando sobre isto, mas especificamente sobre o ítem 3, Ellen G. White menciona pelo menos 15 coisas que entristecem o Espírito Santo:

1. Divertimentos que são impróprios.
"Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido". Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 253.
2. Cristãos que não são sinceros de coração e não vivem a verdade.
"O Espírito de Deus é entristecido porque muitos não são sinceros de coração e na vida; sua fé professada não harmoniza com suas obras". Testimonies for the Church, vol. 2, pág. 247.

3. A cobiça.
"Depois Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça... O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja e é cometido por muitos em nosso tempo.
Mas embora possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível à Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos". Atos dos Apóstolos, págs. 72 e 76.

4. Duvidando do Amor de Deus e desconfiando de Suas promessas.
"Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós o desonramos e ofendemos o Seu Santo Espírito". Vereda de Cristo. pág. 118 (edição de bolso)

5. Não controlar a imaginação.
"Vós tendes o poder da vontade e deveis usá-la para vosso auxílio. Não tendes feito isto, mas deixais a vossa má imaginação controlar a mente. Nisto tendes entristecido o Espírito de Deus". - Testimonies, vol. 5, pág. 310.

6. Temor.
"Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o Céu se acha empenhado em seu bem estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo." (Obreiros Evangélicos, pág. 258.)

7. Indolência.
"Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A terra será iluminada com a glória do Senhor". - Test. Seletos, (Ed. Mundial) vol. III, pág. 308.

8. Indulgentes com o egoísmo - amantes de si mesmos.
"O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contendas entre os crentes. Mesmo quando estes sentimentos não são expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deviam caracterizar a igreja cristã. Isto é resultado do egoísmo no seu mais amplo sentido. A indulgência com o egoísmo certamente entristecerá o Espírito Santo”. (Testimonies, vol. 4, pág. 221).

9. A falta de cooperação entre obreiros de instituições.
"Estas coisas entristecem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos um do outro. Independência não santificada coloca-nos onde Ele não pode trabalhar conosco. Com tal estado de coisas Satanás se alegra”. (Testimonies, vol. 7, pág. 197).

10. Relaxamento na observância do Sábado.
"Quando vossas ocupações temporais requerem vossa atenção violais o quarto mandamento sem escrúpulo. Fazeis da observância da lei de Deus um assunto de conveniência, obedecendo ou desobedecendo conforme vossos negócios ou inclinação requerem. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. Entristeceis o Espírito Santo e desonrais vosso Redentor em seguir este curso negligente". - Testimonies, vol, 4, pág. 248.

11. A dureza de coração.
"Enquanto estava ao lado da cama de meu esposo moribundo, eu compreendi que se outros tivessem levado suas cargas, ele poderia ter vivido por mais tempo.
Eu então implorei, com agonia de alma, que aqueles que estavam presentes não mais entristecessem o Espírito de Deus pela dureza de coração". (Testimonies, vol. 5, pág. 67).

12. Casamento dos filhos de Deus com os infiéis.
"Ligar-se a um descrente é colocar-se em terreno de Satanás. O Espírito de Deus é entristecido e perde-se a Sua proteção". Testimonies, vol. 5, págs. 364 e 365.
13. A represália.
"Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo". (Parábolas de Jesus, págs. 171 e 172).

14. Rivalidade entre as Instituições Adventistas.
"Não deve haver rivalidade entre as nossas instituições. Se este espírito é tolerado, ele irá crescer e fortalecer-se e eliminará o espírito missionário.
Isto entristecerá o Espírito de Deus e banirá da instituição os anjos ministradores enviados para serem coobreiros daqueles que nutrem a graça de Deus". (Testimonies, vol. 7, págs 173/174).

15. Observações Severas e Sarcásticas.
"O Salvador em nós é revelado por palavras. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que é obstinado se outros discordam de suas idéias e planos.
Dos lábios de tal pessoa vêm observações severas que entristecem o Espírito e desenvolve atributos que são satânicos ao invés de divinos". (Counsels en Stewardship, pág. 115).